tadarank afiliados

11 agosto, 2006

Diagrama visual para sites e 2 conversões

Bom dia pessoal,
Tô postando demais né? hehe

Seguinte, já tem um tempo que eu estou acompanhando a série de posts Meu último freela, do blog fatorW do Walmar Andrade.
Como o próprio autor definiu, é como um "reality show" do desenvolvimento de um site, deeeesde os primórdios nas reuniões com o cliente, até o desenvolvimento final.
Tá muito bom, aconselho todos a acompanharem. Não percam a oportunidade, o cara é um profissional e eu tô aprendendo muito.

Uma das coisas que eu aprendi que acho interessante postar aqui é com relação a um problema que nós desenvolvedores "nem tão profissionais" temos ao planejar um site. O Walmar me apresentou um esquema que eu não conhecia, o vocabulário visual criado por Jesse James Garret. É como um diagrama, fluxograma de suas páginas Web.
O vocabulário visual feito pelo Walmar especificamente para o site do Café Colombo, pode ser visto aqui. Muito bom, vou usar a partir de agora em meu próximo projeto.

Aproveitando o embalo, gostaria que todos dessem uma olhada em 2 conversões de site que eu fiz para demonstrar melhor as potencialidades das Web Standards para o meu TCC:

  1. UME atual e UME convertida
  2. CEFET-GO atual e CEFET-GO convertida.

Nã se assustem com o marquee que vocês vêem na primeira conversão. O micox não ficou doido hehe. Aquilo é obra de um javascript desenvolvido por mim. Uma espécie de pseudo-marquee 1.0. Apesar de eu detestar este tipo de recurso, tive de colocar para chegar ao máximo de proximidade com a página não-tableless

Foram respeitadas as 3 premissas do desenvolvimento baseado nos padrões web. Aliás, meu TCC está se baseando nestas 3 premissas que são a alma do desenvolvimento tableless / web standards / padrões web na minha humilde opinião:

  1. Respeito aos padrões;
  2. Acessibilidade e universalidade;
  3. Separação entre conteúdo, apresentação visual e comportamento.

A partir delas é que se derivam todos os demais requisitos e os fantásticos benefícios do desenvolvimento baseado nos padrões.
Passei as duas páginas pelos validadores de HTML e CSS da W3C e pelo validador de acessibilidade DaSilva.

Testei também em divesas mídias/browsers:

  1. FF1.5, IE6, Opera 8,5 (OP)
  2. Opera modo simulador de navegador textual
  3. Simulador do Opera mini (handheld)
  4. Visualização de impressão

Futuramente, assim que meu TCC estiver pronto. Posto um passo a passo destas conversões.

Gostaria de opiniões, observações e comentários a respeito destas conversões.
Té a próxima postagem (que não demorará. heheh)...

Gostou da dica acima? Então clica nos botões de compartilhamento abaixo e me ajude a dica a subir no Google.

6 comentários:

  1. Daew mico, mto bom as conversões, só na primeira deu o erro de float no FF, depois de um f5 vai tudo pro lugar

    ;)

    flw ae

    ResponderExcluir
  2. heheh, não uso float no UME não chess,
    Utilizo uma nova e maravilhosa técnica de colunas iguais by Micox, baseada em display:table. Postarei ela em breve. Dá uma bizuiada no código fonte pra voce ter uma prévia.

    Comé que eu chego nesse erro que vc viu? Qual a resolução? testei no 800x600 e outras e não deu problema.
    Estranho. hehe

    ResponderExcluir
  3. Engraçado que parece que com o jaderubini deu o mesmo problema. Agora fiquei preocupado.

    ResponderExcluir
  4. Ficou muito bom.

    No meu ff ficou legal, 1028x768.

    ResponderExcluir
  5. Tudo certinho!!
    Boa sorte ai neste TCC difícil.
    Eséro q acabe logo e fique bem feitinho!!!

    abraços;)
    Fernanda

    ResponderExcluir
  6. Oie! :)
    Gostei muito da primeira parte do seu post. Não conhecia esse blog! Aff..

    Agora sobre as conversões, to no firefox.. vi bastante coisa diferente no UME. No outro só detalhes diferentes, mas para melhor hehehehe

    ResponderExcluir

Resultado! Concursos