tadarank afiliados

12 agosto, 2013

Criando Calendários no MS Project

Senhores e senhoras, continuando a série de postagens sobre o MS Project 2010.

Para realizar o correto agendamento das tarefas e cálculo das datas, o MS Project deverá ser informado sobre as horas de trabalho e sobre os dias úteis e não úteis. Isto é feito através de “Calendários de Projeto”.

Para visualizar os calendários disponíveis acesse a Guia Projeto > Alterar Período Trabalho (6º botão).

No calendário “padrão” do Project, o turno de trabalho se inicia às 09:00, possui 01 hora para almoço, e se encerra às 18:00. Os dias não úteis são Domingo e Sábado.
Como se pode perceber, este calendário “padrão” raramente irá corresponder à realidade do trabalho a ser desenvolvido. Geralmente precisarmos definir feriados, outros horários de trabalho, outros dias úteis, outros dias não úteis, etc.

Para configurar um NOVO calendário, considerando outros turnos de trabalho e outros dias não úteis, devemos clicar no botão “Criar novo calendário” à direita (Não é recomendado alterar o calendário padrão do Project).
Na tela “Criar novo calendário base” entre com o nome do novo Calendário e escolha se quer criar seu novo calendário tendo outro como modelo (o que facilitará seu trabalho). Clique OK para confirmar.



Definindo horários de trabalho e dias úteis

Em seu novo calendário criado, primeiramente, veremos como configurar os horários de trabalho e os dias úteis. Para isto acesse a guia “Semanas de Trabalho” e clique no botão Detalhes.

Na tela “Detalhes de”, selecione, ao lado esquerdo, o(s) dia(s) da semana que deseja configurar. Para selecionar mais de um dia, clique e arraste ou segure a tecla SHIFT enquanto clica.

Ao lado direito, você tem 3 opções que definem que tratamento se deve dar aos dias da semana selecionados e, mais abaixo, os horários de trabalho para aquele dia selecionado.

Por exemplo, clique em “Segunda-feira” e arraste até “Sexta-feira”. Veja que o Project, por padrão, definiu que o horário de trabalho é das 09:00 às 18:00.

Para alterarmos isto, escolha a 3ª opção “Definir dia(s) para os períodos de trabalho específicos”. Neste momento, a opção para alterar as horas de trabalho ficou habilitada.

Veja que, cada dia da semana pode ter seu horário de trabalho específico. Dessa forma, por exemplo, você pode definir, se desejar, que Sábado haverá trabalho das 08:00 às 12:00.

Digite os novos horários de trabalho e clique OK para confirmar.

Definindo dias de exceções e feriados

Agora voltamos à tela “Alterar período útil” e veremos como configurar feriados. No menu superior, escolha novamente seu calendário e clique na guia Exceções.

Nesta guia, logo abaixo da coluna Nome, escreva o nome de seu feriado ou exceção, por exemplo, “Independência do Brasil”. Em seguida clique em Detalhes.

Agora você irá escolher se esta exceção é uma folga completa ou uma alteração no período de trabalho como, por exemplo, um dia que os funcionários devem trabalhar somente pela manhã.

Você poderá informar também o “Padrão de recorrência” da exceção (diário, semanal, mensal, anual) e indicar quando a exceção deve terminar em “Intervalo de recorrência”.

Veja que opção “Exceções” de seu calendário não se refere somente a feriados. Com ela você pode configurar diversas exceções ao horário de trabalho normal.

Agora que você já sabe criar seu(s) calendário(s) você pode retornar à tela “Informações do Projeto” e definir seu calendário como sendo o calendário padrão do seu projeto. Acesse a guia Projeto > Informações do Projeto (2º botão).

Ao definir o calendário padrão do projeto, além de mudar a forma de ver a duração do projeto, você também altera o cronograma de atividades com nenhum calendário (que não tiveram calendário definido).

Você pode criar quantos calendários considerar necessários ao seu projeto. Por exemplo, um calendário para “trabalho somente segunda a sexta” e outro para “dias corridos”. Gostou da dica acima? Então clica nos botões de compartilhamento abaixo e me ajude a dica a subir no Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resultado! Concursos