tadarank afiliados

12 abril, 2011

Como não ser marcado como SPAM ao enviar email pelo PHP - Ativar DomainKeys e SPF no Cpanel

Oaa

Ae malucada.
Esses dias passei um perrengue com emails do tadarank e com um produto que eu vendia e enviava email automaticamente pros meus compradores.

Nas últimas semanas, um monte de clientes me ligou dizendo que não recebeu o email. Pesquisei e receberam sim, só que tinha ido parar na caixa de SPAM. Todos os emails enviados pelos meus domínios estavam indo pra caixa de SPAM. Tristeza.

Pesquisei e pedi ajuda pra resolver este problema.
Eu mesmo já tinha ajudado muita gente no passado, sugerindo palavras "negras" a serem eliminadas, sugerindo enviar somente se o email for do domínio (ex, se seu site é do domínio www.arroz.com você só pode enviar emails terminados em @arroz.com ), baixar bibliotecas php para email, e outras técnicas que dão uma força boa na resolução do problema, mas não resolvem de vez.

Até que o brodi kyonac da lista de monetização me sugeriu ativar uns lanche chamado SPF e DomainKeys.

É claro que vc irá pesquisar na web o que diabos é isso (afinal você está lendo este tutorial). Numa rápida explicação (chupinhada do Cpanel):

DomainKeys é um sistema de autenticação de e-mail que permite que o correio recebido seja comparado com o servidor de que foi enviado para confirmar que o correio não foi modificado. Isto garante que as mensagens estão chegando realmente do remetente listado e permite que as mensagens abusivas sejam rastreadas com mais facilidade (segundo o Cpanel).

SPF irá especificar que máquinas estão autorizadas a enviar e-mails do(s) seu(s) domínio(s). Isto significa que apenas o correio enviado através deste servidor irá aparecer como correio válido do(s) seu(s) domínio(s) quando os registros SPF são verificados (segundo o Cpanel).

Bom, se quiser detalhar melhor pesquisa no google :P

Em resumo: Ativei estas duas paradas no Cpanel e deixei de ser taxado como Spammer. Simples assim.

Antes de descobrir como ativar isso aí, eu e o Jânio, quebramos a cabeça, pois achávamos que era algo complexo de ser ativado. Abrimos chamado no datacenter e talz...

Felizmente, passeando pelas opções de email do Cpanel achei o menu chamado Autenticação de Email dentro da aba Correio. É só clicar, ativar e ser feliz. Sem complicação nenhuma.

Atualização: O Vinicius indicou um wizard pra gerar o SPF http://www.microsoft.com/mscorp/safety/content/technologies/senderid/wizard (em inglês)

Dúvidas? Comente. Gostou da dica acima? Então clica nos botões de compartilhamento abaixo e me ajude a dica a subir no Google.

7 comentários:

  1. Dependendo do servidor (se for um que preste), isso ja vem ativado por padrao... ;)

    ResponderExcluir
  2. Minha hospedagem é da insite e o Cpanel é cPanel Pro1.0 (RC1). Não encontrei essa opção.

    ResponderExcluir
  3. O meu também é esse aí 1.0 (RC1).
    Tá junto com as outras opções de email. Talvez o seu esteja em ingles ou portugues de portugal, sei lá. Tá fácil de achar junto com as outras opções de email (ou então seu host bloqueou esta opção, sei lá).

    ResponderExcluir
  4. Abri um chamado sobre o assunto e me retornaram o seguinte:
    *-*-*-*-*--*-*--*-*-*-*-*-*-*-*
    Para que seja criada sua regra SPF e DomainKeys, é necessário que nos encaminhe as regras que devem ser criadas nestas funcionalidades , pois as entradas sói são alteradas diretamente no servidor.
    *-*-*-*-*--*-*--*-*-*-*-*-*-*-*
    Então a pergunta é: Quais seriam essas configurações?

    ResponderExcluir
  5. Cara, pelo que vejo seu host não ´deve ser dos melhores.
    No host que estou (portofacil.net) e opção estava lá por padrão e nem o próprio dono lembrava que estava disponível esta opção, ou seja, provavelmente é algo padrão do Cpanel.
    DomainKeys: não á configuração. É só ativar.
    SPF: v=spf1 a mx ip4:IP_DO_SEU_SERVIDOR ?all

    ResponderExcluir
  6. A MS tem um wizard pra gerar o SPF: http://www.microsoft.com/mscorp/safety/content/technologies/senderid/wizard

    ResponderExcluir
  7. Valeu a contribuição Vinícius, adicionarei ao post.

    ResponderExcluir

Resultado! Concursos