Opa, depois de anos sumido volto pra deixar guardado uma gambiarrazinha que tive que fazer para poder ter 2 domínios funcionando na mesma instalação do Wordpress. (testado só em wordpress antes do 3.0 )
"Ué, mico, mas não seria só fazer um redirecionamento?"
- Não, neste caso, o cliente quer que o site funcione tanto para www.nomecliente.com.br como para www.produtotal.com SEM MUDAR O ENDEREÇO no navegador, ou seja, sem redirecionamento.
"Mas por que diabos o cliente quer isso? Convence ele do contrário ué"
- O cliente quer isso para ele ficar bem no google na busca pelo produtotal e ainda assim ter seu site com nomecliente.com.br. O cliente tá certo.
"Ah, então não é só fazer um Rewrite no apache pra cuidar disso?"
- Não pois o Wordpress redireciona tudo para o domínio principal para o qual está configurado. Acessos e links. Eu quero mudar os links também.
Bora lá.
Primeira parte:
- Faça sua instalação normal de Wordpress e escolha um dos domínios para ser o padrão. Neste exemplo vou escolher o nomecliente.com.br . Configuro tudo normalzinho como se só existisse o domínio nomecliente.com.br
Segunda parte:
- Vou no arquivo wp-config.php e , depois da definição do DB_COLLATE e do WP_TEMP_DIR, eu coloco:
//hack pro lance de ter 2 dominios if(strpos($_SERVER["HTTP_HOST"],'nomecliente')===false){ define('WP_HOME','http://www.produtotal.com'); define('WP_SITEURL','http://www.produtotal.com'); }
- O que fiz acima? Testei se o visitante veio digitando nomecliente.com.br . Se veio, o wordpress vai funcionar com o domínio normal que foi configurado na instalação, SENÃO, mudo as variáveis de domínio do wordpress.
Terceira parte:
Pro senhor Google não penalizar o site por CONTEÚDO DUPLICADO eu vou lá na edição do tema do site, no arquivo header.php, e coloco uma META TAG CANONICAL dizendo qual o domínio que deve ser indexado. Neste caso, prefiro que se indexe melhor o "produtotal" do que o "nomecliente".
<link rel="canonical" href="http://www.produtotal.com<?= $_SERVER["REQUEST_URI"] ?>" />
Prontinho. Fácil né? Será que tem alguma outra forma mais fácil e eu tô manezando?
Se eu falei alguma besteira, corrige ae. Dúvidas?
Então...acho que o cliente pode estar até certo no seu ponto de vista, mas sua solução não vai gerar 2 páginas idênticas vulgo conteúdo duplicado?
ResponderExcluirEntendi como funciona, mas isso realmente deu certo?
ResponderExcluirOpa, beleza leo?
ResponderExcluirNão será gerado conteúdo duplicado por causa do meta canonical.
E deu certo no wordpress antes do 3. Acabei de instalar o 3 agora e ainda não testei.
Muito boa postagem vou testar!!
ResponderExcluirFala amigo Micox! é, continuo por aqui... mudo mas ativo!
ResponderExcluirUma vez fiz um plugin que transformava o WP num sisteminha de domain parking. A idéia central era bem semelhante... mas usei filters (option_home, option_siteurl, option_blogname, option_blogdescription) para atualizar as vars com o dominio atual (seu codigo é bem menor!).
E era possível publicar posts especificos para cada dominio, assim o conteúdo realmente mudava de acordo com o dominio... bem maneiro!
Olá amigos... Preciso ter DUAS INSTALAÇÕES do WP no mesmo domínio. Como fazer? Seguinte: vou ter um sistema de CLASSIFICADOS e outro de GUIA COMERCIAL, mas quero que o visitante veja como se fosse um só. Truque: basta colocar no menu superior uma chamada para a segunda instalação. Quem pode me ajudar? Grande abraço.
ResponderExcluirClaro, sucinto, didático... uma aula EAD. Parabéns!
ResponderExcluirEu recém comecei n aonda do Wordpress http://blog.brunocollares.com.br
Funcionou direitinho.. Não tinha achado essa resposta em lugar nenhum.. Valeu! Espero que a meta tag tenha funcionado tb...
ResponderExcluirOlá Rapazes, tenho uma dúvida parecida. Preciso colocar o mesmo wordpress em domínios e idiomas diferentes.
ResponderExcluirAssim:
Em portugues - nomedocliente.com.br
ingles - nomedocliente.com
É possível isso, sem precisar duplicar o site? Tem algum plugin que direcione a tradução para cada um dos domínios. Obrigada, Bjo Priscila
Pra usar os dois domínios é fácil. É como eu expliquei acima. Agora a parte da tradução acho meio difícil. Acho que isso seria possível com uma gambiarra usando javascript.
ResponderExcluirMas acredito que o meio mais correto é realmente criar OUTRO blog.