tadarank afiliados

17 dezembro, 2008

Detesta burocracia no desenvolvimento? Getting Real neles

“Getting Real” (traduzido como “Caindo na Real”) é um livro e que descreve uma metodologia de desenvolvimento de negócios na internet.

Eu já tinha lido ele há muito tempo, mas ainda não tinha comentado ou implementado. Tô meio atrasado (o mundo inteiro já deve ter lido este livro) mas bora lá.

Ela prega que, a partir do momento que as idéias do negócio já estejam definidas, não se enrole muito pra desenvolver o seu site.

“Em resumo, o que o Getting Real prega é que pulemos as fases que representam o projeto (documentos, especificações, wireframes, testes de usabilidade etc.) e partamos direto para o que realmente é o projeto, ou seja, telas, códigos e programação.

A justificativa é que não importa o quanto seja planejado, quando o projeto for ao ar e os usuários começarem a realmente utilizá-lo, ele terá que ser alterado e ajustado” - Walmar Andrade

Se você já desenvolveu algo pra internet e colocou uma campo de contato para receber comentários e opiniões, sabe que isto é verdade.

Você só vai perceber o que precisa ser ajustado após o serviço ir pro ar. Além disso, você também irá perceber claramente quais as funcionalidades mais prioritárias de se implementar.

Se você já têm a idéia inicial, não demore. Na internet, quem chega primeiro têm chances maiores de se dar bem (bom, acho que na vida real também né hehehe).

Opa, não estou dizendo pra você jogar qualquer porcaria na rede. Faça algo bom, algo cativante, algo que seus visitantes voltarão pra ver, algo que seus visitantes indicarão pros amigos.

A cada dia que passar, os visitantes, vendo que funcionalidades novas vão sendo implantadas, vendo que as sugestões deles são ouvidas, vendo que é um site dinâmico e crescente, eles ficarão mais e mais fiéis do seu serviço.

Colocando seu serviço no ar rapidamente, você também terá a vantagem de medir previamente como os visitantes estão chegando até você: palavras chave (busca do google) que dão mais resultado, que tipo de marketing dá mais resultado, quais parceiros dão mais resultado, etc.

Detalhe: o livro está disponível “di grátis” e em português no site http://gettingreal.37signals.com/GR_por.php
Leia a introdução e o capítulo 1 e se impressione.

Minha opinião resumida é: não abandonte totalmente o planejamento, faça uns rabiscos, mas não demore meses pra lançar sua idéia.

Talvez esta metodologia seja útil não só para o desenvolvimento web, mas para o desktop também (desde que o software tenha um sistema legal pra atualizações).

//Pensando melhor, talvez ela não seja útil só na área de informática. Esta metodologia de fazer algo bom e rápido e , depois, ir melhorando já é usado por churrasquinhos que viram restaurantes, lojinhas de roupas que viram lojões, etc.

Caindo na Real se livra de …

* Cronogramas que levam meses ou mesmo anos
* Especificações Funcionais Utópicas
* Debates de Escalabilidade
* Reuniões de equipe intermináveis
* A “necessidade” de contratar dúzias de funcionários
* Números de versões sem sentido
* Planejamentos cristalinos que prevêem o futuro
* Opções de preferência intermináveis
* Suporte terceirizado
* Testes de usuário irreais
* Papelada inútil
* Hierarquia de cima-para-baixo

Gostou da dica acima? Então clica nos botões de compartilhamento abaixo e me ajude a dica a subir no Google.

4 comentários:

  1. Ahhhh, eu acho que vou adotar esse livro como minha Bíblia! haha
    Semana atrás escrevi sobre a falta de gerenciamento nos projetos web (http://www.chrisb.com.br/blog/existe-gerenciamento-de-projetos-na-area-de-web/). É melhor que não haja nenhum e os desenvolvedores coloquem logo a não na massa, do que ficar esperando que isso aconteça, pois jamais acontece.

    ResponderExcluir
  2. É uma verdade, as vezes só de pensar em projetos, projetos e mais projetos até chegar ao resultado final, nos já cansamos.

    Mais pode ser uma "faca de dois legumes". Pois é como vc mesmo falou Micox, "Não vamos colocar qualquer porcaria na rede". Mais muitos irão colocar e terão o trabalho redobrado.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Também já li o livro e, sinceramente, mais discordei do que concordei.

    A proposta do livro até que é boa mas é exagerada e levada demasiadamente ao pé da letra.

    Não gosto dessas coisas tipo "ou é oito ou é oitenta", acho que sempre dá para encontrarmos um meio termo que agrade.

    ResponderExcluir
  4. Passando, passeando, lendo... bjksssss Mah :D

    ResponderExcluir

Resultado! Concursos