tadarank afiliados

07 fevereiro, 2007

Web Developer tools no IE, OP e FF

Atualmente todo desenvolvedor web que se preze conhece a incrivelmente salvadora WebDeveloper toolbar do Firefox. Em conjunto com a espetacular Firebug (excesso de adjetivo né? heh) e com com o DOM inspector, o desevolvedor pode achar exatamante onde está o erro/problema e corrigir de forma ultra-fácil. Seja problema no HTML, CSS ou JavaScript.

A bagaça começa a ficar complicada quando o problema SÓ acontece ou no Opera ou no Internet Explorer.
Estes dois navegadores não tem algo como um DOM inspector do Firefox ou as duas extensões citadas antes.

Mas eles tem umas ferramentazinhas que quase dão pro gasto: Opera developer tools e Internet Explorer Developer Toolbar Beta 3.

Internet Explorer Developer Toolbar Beta 3

Eu já tinha ele ha um bom tempo mas não tinha usado. Daí ontem baixei a versão nova (Beta 3), atualizada agora em janeiro.

Instalei o bixo no meu IE6, e como já devem imaginar, não chega aos pés do trio do Firefox (Webdeveloper, Firebug e DomInspector). Mas dá pros gastos. Na hora do aperto com o IE talvez ajude.

Ah, não cliquem nesse primeiro botão aí (chamado "select element by click") pois costuma travar o IE (pra variar).

Algo que chamou a atenção foi o fato de a extensão ter dado um visualizador de códigos descente pro IE.

Opera Developer tools

Os fãs do Opera que me desculpem, mas essas ferramentinhas aí conseguem ser pior que a IE Developer Toolbar beta 3 (que nome pequeno).

Tão mais pra Opera Gambiarra tools.

Além de serem um saco de usar, não mostram nada sobre a principal complicação do Opera que é o suporte ao JavaScript. Ou seja, como o Opera tem um ótimo suporte aos padrões e ao DOM (exceto JavaScript) esta ferramenta aí não vai ajudar muito não.

O IE Dev Toolbar eu recomendo instalar pois pode te ajudar algum dia, mas estas ferramentas do Opera aqui não compensa perder tempo não.

------------------

Eeeeexta post: Há também o Web Accessibility toolbar para o IE, que parece ser porreta, mas o mico aqui não teve muito tempo de testar não.

Se você tá sem assunto pra fazer uma postagem nova no seu blog, aproveita ae e fala melhor dessa toolbar ae. Parece que a danada tem até negócio pra JavaScript. Me pareceu bem completa.

Ah, fala das outras duas aí acima também que eu nem falei quase nada né? "Pode crê mico, pode crê. ".

 

Té mais povo.

Gostou da dica acima? Então clica nos botões de compartilhamento abaixo e me ajude a dica a subir no Google.

6 comentários:

  1. Olá Micox, é o seguinte, em seu post você diz que o suporte do Opera ao desenvolvimento/debug de códigos não é tão eficiente eu venho lhe dizer que a nova versão do Opera -9.2- irá trazer uma ferramenta chamada "Developer Console", você já pode baixar um Release Candidate do Opera 9.2 em http://my.opera.com/desktopteam/blog/, neste blog a equipe de desenvolvimento do Opera para desktops solta versões semanais do software com aprimoramentos. É isso, ah seu site com somente os códigos em inglês é muito bom. Happy testing.

    ResponderExcluir
  2. Legal, ótimas dicas! Já usava essas ferramentas no FF. Mas é uma boa idéia testar também no IE e Ópera.


    Até!

    ResponderExcluir
  3. Olá Micox,

    Legal o artigo!!!

    Agora só vou fazer um comentário que algo que não concordo. O Opera tem um excelente suporte ao javascript. Inclusive, do trio IE, OP e FF, o opera é que tem a execução mais rapida de javascript.

    Ele segue muito bem o padrão para javascript... só tem que programar dentro do padrão. Lembra daquele código do include em javascript que não estava funcionando no Opera?? Quando eu coloquei o codigo dentro do padrão, passou a funcionar perfeitamente nele.

    Falou,
    Fabrício Magri

    ResponderExcluir
  4. Gostei do post, bastante interessante Sr. Mico...

    ResponderExcluir
  5. @Erick
    Valeu a dica erick

    @Fabricio
    É fabricio, disso aí eu realmente não sabia. Ainda bem que me mostrou no post do include.
    Agora quando der algum erro no Opera, vou tentar ver se tem alguma coisa fora do padrão.
    Bom, mas mesmo assim, ele ainda dá alguns bugs com innerHTML (não é padrão dom, mas se o OP implementa, deveria implementar direitio).
    Valeus.

    @Julio,ayfugita, Claudya
    Valeus.

    ResponderExcluir

Resultado! Concursos