tadarank afiliados

27 novembro, 2006

AJAX - botão voltar: A solução

Olá povo,

Hoje vim falar de um problema que atormenta o pessoal que usa ajax sem moderação (variação da utilização do ajax onde os desenvolvedores praticamente jogam fora a tag <a> - aqui outra ótima explicação do termo by JulioGreff): O maldito problema do botão voltar que não funciona com ajax.

Bom, como eu e o Julio já falamos, Ajax não foi feito pra reinventar o sistema de links, mâaas o pessoal que ainda insiste em usar o ajax dessa forma têm uma dúvida existencial: como é que o danado do Gmail faz pro tal botão "voltar" funfar?

Várias soluções já foram propostas: soluções complicadas, soluções gringas, soluções envolvendo server-side, soluções que funcionam só no IE, que só funcionam no FF, etc.

Porém agora, após uma longa briga travada por 3 paladinos do ajax (Bernardo Rufino, Julio Greff e Cau Guanabara), parece que finalmente está saindo uma solução definitiva: Solução simples para o Botão Voltar do Ajax, Cross Browser.

Texto da postagem do Bermonruf:

Começou tudo aqui, pelo menos para mim. Eu criei uma gambiarra feia e suja que só funcionava no Firefox, aí o JulioGreff criou uma (não gambiarra!) com a mesma lógica, só que beeeeeeeeemm mais simples e objetiva, porém ainda não funcionava no nosso amiguinho IE. Depois o Cau Guanabara criou uma solução baseada nesta página que apesar de bem objetiva tinha código pra caramba, o Júlio criou uma bem parecida e mais simples, e eu lá só vendo no que ia dar. Depois disso tudo, achei que ainda dava pra simplificar mais. Resolvi analisar a página que o Cau Guanabara passou, nem rolei a barra de rolagem e fui para , a solução dos utilizadores de Flash. Aí fiz uns desenhos, isso mesmo, não pra layout não, e consegui uma solução rápida, simples, não necessita linguagem server-side, e Cross Browser (Testada no Opera, IE e Firefox).

Este macaco aqui não participou da brincadeira hheeh.
Bom, chega. Já falei demais. Visita a página com a solução e a página com os códigos.
Lá na página com a solução tem a tabela de compatibilidade dos navegadores e o link para os screenshots.

Té. Adiós.

Gostou da dica acima? Então clica nos botões de compartilhamento abaixo e me ajude a dica a subir no Google.

4 comentários:

  1. Vlww Micox! Enfim acho que chegamos lá neh?! hehehe...

    ResponderExcluir
  2. Chegamos lá e vamos mais longe, se der, é claro... Gostei dos "paladinos"...

    ResponderExcluir
  3. Olá! Queria muito utiliza a solução de vocês, mas a página com os códigos não aparece!

    Tem como arrumar?

    thieberson@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se é possivel capturar qdo o usuario clica no backspace ou no voltar do navegador , e qdo voltar a pagina anterior ela dar um refresh ?

    flaviometalvale@gmail.com

    ResponderExcluir

Resultado! Concursos