Opa povo,
Quem frequenta o fórum iEvolution ou deu uma passada no Ajaxonline já deve ter lido este artigo. Para os visitantes do meu blog, transcrevo o texto completo abaixo :)
Bom, esta postagem está mais para um guia de boas maneiras no uso do AJAX do que para um tutorial propriamente dito.
Diversos programadores atuais, na euforia da Web 2 estão colocando AJAX em todo lugar: em links comuns, em menus, etc. Isto não é necessário. Isto é errado!
O navegador JÁ cuida dos links para nós. Não vamos re-inventar a roda.
Gostaria de lembrar a todos que AJAX não surgiu para substituir a barra de endereços no navegador e muito menos para complicar a vida do usuário impedindo acesso à links.
Ele surgiu para melhorar a experiência do usuário, impedindo reloads de página desnecessários, e para facilitar a vida do programador.
Não usem AJAX só por modismos. Não usem Ajax ao extremo. Usem com moderação.
Você deve planejar TODO o seu site como se a tecnologia AJAX não existisse, para só depois facilitar a vida do usuário incluindo os recursos em AJAX em locais como formulários, previsualizações, etc.
Se for fazer um menu, por exemplo, os links deste devem estar completamente disponíveis mesmo se o javascript do navegador do visitante estiver desativado.
Sim, é difícil eu sei, mas isto é deixar seu site acessível.
Não podemos nos esquecer também, que os usuários adoram recursos como "Favoritos" do navegador.
- Se o seu link não estiver disponível na barra de endereços, como o usuário poderá adicionar aquele seu artigo aos seus favoritos?
- Aos seu del.icio.us?
- Como poderá indicar o artigo para um amigo?
- Como poderá colocar um link para seu artigo no blog dele?
- Como poderá colocar um link em um fórum, por exemplo.
E o principal:
- COMO O GOOGLE ENCONTRARÁ SEU ARTIGO ???
Bom, caso eu não tenha te convencido, e você continue desejando usar o modismo do AJAX ao extremo, faça pelo menos de uma forma que o href ainda esteja com o endereço certo.
Assim será possível, tanto para o Google quanto para quem quiser abrir o link em nova janela/aba, chegarem até o destino.
<a href="http://elmicox.blogspot.com/" target="_blank" onclick="carregaAJAX(this.href); return false;">link menos mal</a>
Este truque consiste em deixar o endereço correto no link, porém cancela-lo com o return:false no onclick. Teste-o.
Enfim, a base da internet são os links. Não acabe com eles por modismos
Leia mais:
10 lugares onde usar (e não usar) AJAX - VS solutions
Link tem que ser link - El Micox
Javascript não obstrusivo - Busca no google